sábado, 11 de janeiro de 2014

Steam Machines e chip poderoso são destaques de games na CES 2014.

Feira surpreende e tem anúncios de peso sobre jogos e suas tecnologias.
Vestíveis para games e 'streaming' de PlayStation são outras novidades.


A edição de 2014 da Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, teve um apelo especial para os fãs de games. Tradicionalmente conhecido por ditar as tendências tecnológicas do ano, mas não por se aprofundar na seara dos jogos, o evento deste ano teve uma série de anúncios dignos da feira especializada E3, como a revelação das primeiras Steam Machines e do chip para smartphones Tegra K1.

As tecnologias vestíveis, ponto alto da CES 2014, também tiveram seu espaço entre os games com a "roupa" PrioVR, que leva o movimento dos jogadores para dentro das partidas, e a nova versão dos aguardados óculos de realidade virtual Oculus Rift.
E nessa edição da feira sobraram novidades até para os fãs dos videogames da Sony. A companhia anunciou em Las Vegas o PlayStation Now, um serviço de "streaming" de games que permite jogar títulos lançados para PlayStation 3, PS2 e PSOne usando apenas um televisor, tablet ou smartphone.
Veja as principais novidades sobre games da CES 2014:
Visual de nova geração no bolso A Nvidia atraiu atenções na CES deste ano com o anúncio do Tegra K1, um processador gráfico que promete trazer visuais dignos dos videogames de nova geração, o PlayStation 4 e o Xbox One, a tablets e smartphones.

Primeiro chip a ter 192 núcleos, o K1 usa a tecnologia empregada pela Nvidia nas placas de vídeo Kepler e eleva a qualidade de imagem dos jogos de aparelhos móveis para o nível dos consoles de mesa e PCs.
O estúdio Epic Games, criador de "Gears of War" e da série para iOS "Infinity Blade", demonstrou o motor gráfico Unreal Engine 4 rodando com o Tegra K1. Na exibição, os rostos dos personagens ganhavam vida, detalhes e imperfeições. Em outra parte, era possível ver texturas de alta definição, efeitos de fumaça e a iluminação do ambiente mudando em tempo real.
A Nvidia afirma que o consumo de energia do K1 é baixíssimo e que sua força não atuará contra a autonomia de bateria do dispositivo em que estiver instalado. Ainda não há data de lançamento para o chip.
Steam Machine da Gigabyte é bastante pequeno (Foto: Gustavo Petró/G1)
Steam Machine feito pela Gigabyte (Foto: Gustavo
Petró/G1)
Games de PC na sala de estar  Desenvolvidas para disputar território na sala de estar com os videogames de nova geração, as Steam Machines são PCs dedicados exclusivamente a games que podem ser montados por mais de uma fabricante ou até mesmo por você. Na CES 2014, foram apresentados seus 13 primeiros modelos.

Obra da Valve, criadora de jogos como "Half-Life" e "Left 4 Dead" e da loja on-line de games Steam, as Steam Machines usam o sistema operacional SteamOS, baseado em Linux, e um joystick próprio, o Steam Controller. O controle é diferente de tudo que o jogador está acostumado e, durante o teste do G1, se provou confortável e muito preciso.
As primeiras Steam Machines chegam no segundo semestre de 2014 e custam entre US$ 500 e US$ 6 mil (cerca de R$ 1,2 mil a R$ 14,3 mil). De acordo com a Valve, fabricantes brasileiras já estão sendo contatadas para a produção local dessas máquinas.
Steam Controller é o joystick das Steam Machines (Foto: Gustavo Petró/G1)Steam Controller é o joystick das Steam Machines (Foto: Gustavo Petró/G1)
PrioVR é roupa que capta movimento do jogador com precisão e leva para dentro dos jogos (Foto: Reprodução/G1)
PrioVR é roupa que capta movimento do jogador
com precisão e leva para dentro dos jogos
(Foto: Reprodução/G1)
Vestíveis para games
As tecnologias "de vestir", uma das tendências da CES 2014, costumam imitar acessórios do nosso dia-a-dia e prezar pela discrição. Essa característica, no entanto, é inexistente nos dispositivos vestíveis da feira dedicados a games, como o PrioVR e o Oculus Rift.

Um conjunto de sensores que leva os movimentos dos jogadores para dentro do game, o PrioVR diverte e torna o ato de jogar mais intuitivo, embora seja um pouco desconfortável e trabalhoso de se vestir.
A experiência com a "roupa" para games fica mais imersiva com os óculos de realidade virtual Oculus Rift. Em Las Vegas, a empresa Oculus VR apresentou mais um protótipo do acessório, o "Crystal Cove". A nova versão tem um display OLED de maior qualidade, sensores que captam mais movimentos da cabeça do jogador e o mais importante: a redução dos enjoos causados pelo dispositivo.
Serviço PlayStation Now estreia na metade do ano nos EUA e traz jogos da família PlayStation por streaming (Foto: Gustavo Petró/G1)
Serviço PlayStation Now faz 'streaming' de jogos
da família PlayStation (Foto: Gustavo Petró/G1)
PlayStation em 'qualquer lugar'
A revelação na CES do serviço de "streaming" de games PlayStation Nowmaterializou a tão desejada função de retrocompatibilidade no PlayStation 4.

Agora, tanto o videogame de nova geração como smartphones, tablets e televisores Bravia poderão rodar jogos de PS3, PS2 e PSOne por meio da internet.
Durante o teste do G1, o PlayStation Now respondeu com rapidez aos comandos do jogador. No entanto, a qualidade visual deixou a desejar, e nos momentos de maior ação a imagem do jogo ficava bastante quadriculada e turva.
De acordo com a Sony, além da assinatura do PlayStation Now é necessário uma conexão de banda larga de no mínimo 5 Mbps para desfrutar do serviço em sua plenitude. Não há data de lançamento confirmada para o Brasil.

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